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Sete dicas para manter a saúde no Inverno

A estação mais fria do ano chegou oficialmente na última sexta-feira, 21 de junho. As temperaturas já vem mostrando que o tempo frio chegou marcando presença aqui pelo Hemisfério Sul. Para enfrentar as temperaturas mais baixas mantendo boa saúde, separamos abaixo algumas dicas importantes para adotar durante a estação. Claro que cuidar da saúde é assunto para o ano inteiro. Mas, no caso do Inverno, estes cuidados fazem toda a diferença. Leia com atenção e previna-se!

1. Roupas de Inverno

As roupas e cobertores guardados desde o inverno passado acumulam poeira e ácaros, então para evitar alergias respiratórias antes de usá-las lave e as deixe no sol.

2. Mantenha a casa arejada

Procuramos fechar todas as janelas por conta do frio. Porém, lugares fechados proporcionam mais presença de ácaros e bactérias, que contribuem para alergias e doenças respiratórias. Procure deixar os ambientes arejados por – pelo menos – três horas ao dia.

3. Hidratação e limpeza da pele.

Use soro fisiológico para lavar os olhos e narinas para evitar irritações. Além do frio, a umidade e a poluição contribuem para o aumento das infecções respiratórias. Faça uso também de hidratantes, não só para mãos, corpo e rosto, como também para os lábios, para evitar ressecamentos e rachaduras, mais frequentes por causa da temperatura mais baixa.

4. Lave sempre suas mãos!

O vírus da gripe é transmitido por contato direto, aperto de mão, objetos contaminados, tosse e espirro. Lavar as mãos diminui essa transmissão. Use em álcool em gel se estiver em locais públicos e não houver lugar para a higienização das mãos.

5. A prática regular de atividade física.

Exercícios regulares estimulam o funcionamento do sistema imunológico nos deixando mais resistente a gripes e infecções. Alguns estudos mostram que caminhadas diárias de 20 a 30 minutos podem reduzir o número de vezes que ficamos gripados.

6- Não se esqueça de beber água.

No frio, às vezes as pessoas se esquecem de ingerir esse líquido precioso. A água é fundamental para hidratar mucosas e mantê-las saudáveis a fim de criarem uma barreira contra vírus e bactérias.

7 – Alimente-se bem.

Manter o corpo bem nutrido com alimentação saudável fortalece o sistema imunológico e ainda combate a falta de ânimo. Consuma bastante fribas (encontradas em verduras, legumes e grãos integrais, por exemplo) e alimentos que estimulam a produção da serotonina – responsável pelo bem estar – como nozes, castanhas e frutas. Evite alimentos gordurosos e industrializados, que além de potencializar o desânimo, podem contribuir para a obesidade.

 

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