Imprimir

Receitas criativas

Quando cozinhar é uma arte, a criatividade é um ingrediente indispensável. E é ela a protagonista deste post. Receitas e ingredientes simples ganham um outro sabor e outra apresentação quando nos permitimos ‘inventar’ na cozinha. Esta é a alquimia do bom prato: instigar o paladar pelos cinco sentidos desde o seu preparo. Para estimular o mago gastronômico que existe dentro de você, separamos cinco dicas de como usar a criatividade para preparar as suas receitas. Bom apetite!

APERITIVO COM PÃO ITALIANO

Este pão italiano é para ser servido como aperitivo. Mas, seu preparo, sabor e aparência vão dar um destaque de prato principal e – com certeza – ganhar aplausos dos convidados.

Ingredientes

1 pão italiano redondo
1 xícara de queijos parmesão e Minas padrão ralados (pode substituir pelos seus queijos preferidos)
1/2 xícara de molho pesto

Preparo

De cima para baixo, corte o pão em fatias sem chegar até a base do pão, deixando as fatias grudadas umas nas outras. Em seguida, corte o pão novamente em fatias formando um xadrez. Abra as fatias do pão com a mão, tomando cuidado para não quebrar e passe o molho pesto entre os pedaços. Distribua o queijo entre os quadradinhos do pão. Leve seu pão ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até que o queijo derreta e doure por fora. Sirva quente. O recheio pode ser feito de acordo com a sua preferência. Misturar cebola, alho e outras ervas, por exemplo. E que tal fazer um com queijo parmesão e molho de tomate, bem ao gosto italiano?

CUBINHOS DE AZEITE E ERVAS

Pra lá de criativa, esta receita – simples e fácil – serve como tempero para os alimentos ou mesmo como uma antepasto super original que vai deixar qualquer mesa mais bonita e basta colocar um pãozinho como acompanhamento.

Passos para Congelamento das ervas em azeite ou manteiga sem sal (derretida)

1.Escolher ervas frescas, de preferência do mercado ou do seu próprio jardim.
2.Se quiser você pode picá-las bem, ou deixá-las em ramos e folhas maiores. Na foto, as ervas foram finamente picadas.
3.Colocar em bandejas de cubos de gelo (cerca de 2/3 cheio de ervas).
4.Você pode misturar as ervas (sálvia, tomilho, alecrim, manjericão…).
5.Colocar azeite extra-virgem de oliva ou manteiga derretida sem sal sobre as ervas.
6.Cobrir com filme plástico e congelar.
7.Remove os cubos congelados e armazenar em recipientes ou sacos pequenos de congelamento.
8.Não esqueça de etiquetar cada embalagem ou o saco com o tipo de erva (e óleo) dentro!
9. Usar em assados, batatas cozidas, saladas – ou como antepasto para ser passado no pão.

CUBINHOS DE FRUTAS VERMELHAS OU CÍTRICAS

Desta vez os cubinhos são para o aperitivo – alcoólico ou não – e até mesmo para a água. As variações podem ainda dar um ar de sobremesa a esta receita.

1. Escolha frutas vermelhas (morango, mirtilo, framboesa, amora…) ou frutas cítricas (abacaxi, carambola, uva brança…) e pique em pequenos pedaços.
2. Distribua as frutas sobre as forminhas de gelo (cerca de 2/3 cheio das frutas).
3. Complete com água de coco, ou sucos de sua preferência, ou ingredientes leitoso – como creme de leite ou leite de coco.
4. Leve ao congelador até a hora de servir.
5. Podem ser usados como cubos em bebidas como sucos, ou alcoólicas – as frutas cítricas com leite de coco dão uma ótima Pina Colada. Ou ainda – no caso da versão leitosa – sirva com bolos ou compotas nas sobremesas.

ROMEU E JULIETA QUENTE

 O tradicional doce de queijo com goiabada vai ganhar uma ar refinado de sobremesa cinco estrelas. Especial para adoçar o fim de qualquer almoço em família ou com amigos. Além de prático e de fácil preparo, a versão quente do doce ganha um sabor diferenciado e delicioso.

Ingredientes
 500 g de goiabada derretida
1 lata de creme de leite
1 caixinha de creme de leite
8 colheres (sopa) de leite condensado
160g de queijo minas curado

Preparo

1- Numa tigela coloque os 500 g de goiabada derretida com 1 lata de creme de leite. Misture bem. Transfira para um refratário e leve à geladeira até ficar firme (+/- 4 horas)

2- Num liquidificador, coloque as 8 colheres (sopa) de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, os 160g de queijo minas curado (ralar antes do processo) e bata bem. Retire o creme de goiabada da geladeira e despeje este creme (batido no liquidificador). Leve o refratário para forno pré-aquecido a 180 graus até dourar (+/- 10 minutos). Sirva sozinho ou com acompanhamento de sua preferência (ex. bolo de fubá ou sorvete de creme).

PETIT GATEAU DE CENOURA

Duas receitas em uma: bolo de cenoura com cobertura de chocolate e o tradicional doce francês Petit Gateau. Outra dica de criatividade que você pode explorar na cozinha. Que tal prestar atenção em quais receitas podem ser incorporadas e criar um terceiro prato? Este já foi criado e passamos aqui como você pode fazê-lo!

Ingredientes

(Receita de Breno Morais | www.brenomorais.com.br)

Para a massa do bolo
400 g de cenoura
250 g de manteiga sem sal
250 g de açúcar refinado
250 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de pó Royal
5 ovos

Para a ganache de chocolate
400 g de chocolate meio amargo se possível 60%
300 ml de creme de leite fresco
150 g de manteiga sem sal

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC
2. Comece pelo ganache de chocolate. Em uma panela funda aqueça o creme de leite fresco e a manteiga. Depois acrescente o chocolate cortado em cubos, mexendo sempre até virar uma mistura homogênea. Despeje em um prato ou uma vasilha e reserve na geladeira.
3. Corte as cenouras em fatias finas, e cozinhe até ficar macias. Ainda quente bata as cenouras em um processador de alimentos ou um liquidificador, até virar um purê, acrescente água se precisar. Reserve na geladeira.
4. Enquanto isso bata o açúcar e a manteiga, depois bata os ovos em uma tigela separadamente e acrescente a mistura, bata por mais 3 minutos. Acrescente o purê de cenoura e bata por mais 3 minutos. Peneire a farinha de trigo e o fermento, juntando a mistura e bata por 4 minutos.

*Segredo revelado:

1. Unte as forminha de petit gateau, preencha ¼ com a massa de bolo. Usando uma colher de sopa, faça bolas com o chocolate, tomando cuidado para não ficar grande ou pequena demais. Coloque a bola de chocolate no centro da forminha e cubra com mais massa até passar um pouco da metade da forma, pois a massa irá crescer.

2. Asse no forno por 25 minutos, quando pronto deixe descansar para a massa baixar. Retire com cuidado da forminha.

3. Para servir aqueça por 30 segundos no microondas, isso fará com que o chocolate derreta por dentro, pois o microondas cozinha de dentro para fora.

4. Coloque uma bola de sorvete (sugestão do chef: Pistache), decore e sirva.

 

 

 

{lang: 'pt-BR'}

Uma Resposta

  1. bolo de cenoura com petit gateau | coisaseideias

    [...] essa receita e outras também criativas no blog surpresaria . [...]

Deixar uma resposta

-->