Imprimir

Livrarias que superam o conforto da Era Digital

Com a Internet tomando conta do mundo editorial, pode parecer que se cria um cenário um tanto desfavorável para o tijolo e argamassa das livrarias em todo o mundo. Afinal, por que alguém iria deixar o conforto do seu sofá para comprar um livro quando, com apenas um clique, poderiam tê-lo entregue à sua porta? Bem, aqui está o porquê: nada supera e inspira mais que o ambiente de uma livraria. Muito diferente do ambiente virtual, por sua variedade a olhos vistos, além da convivência em torno da cultura, faz valer a pena sair de casa (ou do país) para uma visita.

Não podemos subestimar a importância das livrarias – são centros comunitários, locais para “navegar” e descobrir estes monumentos à literatura. Por isso reunimos uma lista de importantes livrarias do mundo. Só para se ter uma ideia do quanto vale a saída do virtual para embarcar nesta viagem literária feita em páginas e história.

1. Selexyz Bookstore, Holanda

Uma igreja majestosa transformada em espaço literário. Esta é a mais marcante característica histórica da Selexyz Bookstore, em Maastricht, na Holanda, com uma beleza única. Uma reverência à literatura e à disseminação do conhecimento.

2. Livraria Lello, Portugal

A contrução neo-gótica desta livraria acompanha o seu tempo. Construída em 1906, a Livraria Lello, de Portugal, impressiona pelo estilo e mantém as características originais do período de sua abertura no início do século passado. Uma história por si só, além dos livros que abriga.

3. Bookworm, China

Lugar mágico. Este é o cenário da Bookworm, em Beijing, na China. O passeio por entre os livros te transporta a outra realidade, em que o ambiente aguça também o olhar, além do interesse pela leitura.

4. Shakespeare & Company, França

Pela beleza e pelo ambiente único, a Shakespeare & Company, em Paris, na França, é passagem obrigatória para quem ama literatura. O lugar não podia ter nome mais apropriado: a sensação que se tem é de uma viagem não apenas entre os mais diversos exemplares literários, como também no tempo. Dá para imaginar o próprio Shakespeare em seu espaço. Imperdível.

5. Strand, NY

Localizada na Broadway com 12th Street, em Nova York, a Strand é uma caminhada não só em torno dos livros, como também da história. O espaço foi inaugurado em 1927. Mesmo com todas as mudanças em sua estrutura, mantém a aura de quase um século de trajetória e representa a resistência literária através de todo este tempo com novas, usadas e raras edições espalhadas por suas estantes.

 

{lang: 'pt-BR'}

Deixar uma resposta

-->