Imprimir

Arte e tecnologia: Floresta musical de laser

Uma floresta musical de Laser. Esta é a proposta da instalação interativa Laser Forest, projeto do Studio Marshmallow Laser Feast, de Londres, que há dois anos se dedica à criação de instalações interativas junto ao The Creators Project. A mais recente obra dos artistas Memo Akten, Robin McNicholas e Barney Steel, fundadores do Studio, ergue uma floresta tecnológica musical. Totalmente interativa, a floresta permite ao visitante uma experiência de luz e sons acionados com o toque.

A enorme floresta se forma por feixes de laser com mais de 150 hastes. Os recursos em sons e luzes podem ser aproveitados e reproduzidos em conjunto, criando uma experiência sinestésica, musical e colaborativa. Ao dedilhar as varas suspensas a partir do chão, o visitante torna-se parte integrante do instrumento, em uma experiência lúdica e dinâmica, como você vê no vídeo que segue.

O intuito, segundo os criadores, é despertar um sentimento de infância e espontaneidade, além da integração entre os que participam juntos da jornada nesta floresta encantada. “Todos que têm lembranças de caminhar por uma floresta sabem o quanto isso é mágico. Tentamos recriar a sensação dessa experiência”, diz Akten, um dos artistas, no site do projeto. Conciliar o elemento humano à alta tecnologia é o grande impulsionador dos projetos do estúdio londrino. Instalada em uma fábrica abandonada, a peça transforma-se em um ambiente envolvente e fascinante. O projeto foi apresentado na STRP Bienal, na Holanda, que aconteceu em março deste ano.

{lang: 'pt-BR'}

Deixar uma resposta

-->