Imprimir

Dicas para evitar acidentes domésticos

Queimaduras, quedas, intoxicações, sufocações, afogamentos e acidentes com armas de fogo. Em parceria com a agência F/Biz, a ONG Criança Segura lançou um manual online que ensina como preparar o ambiente para eliminar estes perigos. Ao acessar a campanha, o internauta encontra ícones que representam diversos tipos de acidentes. Em um clique sobre a imagem, uma nova ilustração mostra como evitar aquele perigo. As informações abrangem ainda dicas de prevenção.

A campanha pode ser acessada neste link , hospedado no site da ONG Criança Segura. O ONG tem seu trabalho voltado à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos e atua no Brasil desde 2001 como faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos.

Além do site, reunimos aqui algumas medidas preventivas extraídas do livro “Como Prevenir Acidentes Domésticos”, de Antonio Ramos Nogueira Filho. Confira:

Forno microondas

Este eletrodoméstico deve ficar em superfície nivelada e longe de fontes de calor e umidade. Além disso, na hora da compra é preciso verificar se o modelo pode ser embutido, já que há alguns tipos que possuem sistema de exaustão na parte traseira. A tomada do microondas não deve ser ligada junto a outros aparelhos. Além disso, não se pode acionar este equipamento sem que haja alimento em seu interior. O forno precisa funcionar sempre com as portas fechadas. Caso haja algum problema com a vedação, é necessário levá-lo a uma assistência técnica.

Papel e papelão podem ser utilizados dentro do aparelho, mas somente para aquecimentos rápidos. Se for usado papel alumínio, ele nunca deve estar em uma posição em que encoste na base ou parede do microondas. Não deve ir dentro do equipamento ovos inteiros, potes de vidros, recipientes fechados e água com óleo, pois podem explodir dentro do eletrodoméstico.

Fogão

As panelas dispostas em cima do fogão devem ficar sempre com o cabo voltado para dentro, a fim de evitar que as pessoas esbarrem nelas ou crianças as puxem por curiosidade.

 

Chuveiro

Ao mudar a temperatura da água é necessário fechar antes o registro da água. Desta maneira, a corrente elétrica é interrompida, o que evita a possibilidade de um choque. De acordo com o autor do livro, algumas pessoas utilizam cabos de vassoura para alterar o regulador de água quente e fria. No entanto, apesar de o cabo ser de madeira, se ele estiver úmido a corrente elétrica chegará à pessoa. Aparelhos elétricos não devem ficar próximos a quem está tomando banho, seja no chuveiro ou banheira.

Ferro elétrico

Mantenha a atenção quando o eletrodoméstico estiver em cima da tábua de passar roupa. Não deixe crianças brincarem ao redor, para evitar que elas esbarrem e acabem causando um acidente.

 

{lang: 'pt-BR'}

Deixar uma resposta

-->