Imprimir

Cuidados para os seus pés

Já preparou a fantasia? Mas, antes de cair na folia, cuide bem dos seus pés. E depois também! Prática milenar, o escalda-pés alivia o cansaço e o estresse, estimula a circulação sanguínea, reduz o inchaço, suaviza a pele e ainda combate a ansiedade. A região do pé é mais suscetível a ressecamentos e rachaduras por possuir menor quantidade de glândulas sebáceas. Nesta época do ano, a tendência é este quadro se agravar, uma vez que a área fica mais exposta à agressões que podem trazer danos aos pés. A finalização com um creme hidratante completa o ‘ritual’ ao garantir uma pele nutrida e saudável. Veja algumas dicas para a escolha dos calçados, além de ‘receitas’ para fazer seu escalda-pés. E recomendamos: mantenha estes cuidados com você também depois que o carnaval passar!

Calçados e meias

• Dê preferência a calçados de bicos mais largos, de couro macio e de salto baixo, evitando, assim, piores danos aos pés e à coluna.
• Prefira também as meias de algodão, pois absorvem a transpiração, evitando, assim, ressecamentos, fissuras e odores.
• Use sandálias macias, hidrate os pés de duas a três vezes ao dia, e seque bem entre os dedos após o banho.
• O uso de palmilhas é recomendado sempre que perceber o aparecimento de bolhas.
• Para escolher um calçado adequado, é importante evitar materiais sintéticos e procurar usar sapatos ventilados.
• O ideal é alternar o uso dos calçados, deixando o que foi usado durante todo o dia num local arejado ou com sol

 Para fazer nem casa

Escalda-pés Ayurvédico

Quando estiver muito calor, faça um escalda-pés com água fresca, pétalas de rosas e pequenas pedras de gelo. A água não pode ficar gelada. Mantenha os pés na água de 15 a 20 minutos. Caso queira, pode acrescentar ervas como menta ou camomila. Em dias muito frios, o escalda-pés pode ser bem quente, com ervas como gengibre ou canela, e pode acrescentar um pouco de sal. Manter os pés de 15 a 20 minutos.


Escalda-pés refrescante

Coloque dois litros de água quente em uma bacia previamente desinfetada, adicione uma porção de mentol e duas colheres de álcool. Mergulhe os pés dentro da bacia, e relaxe por 15 a 20 minutos.

Hidratação e esfoliação dos pés

O primeiro passo é a esfoliação: misture açúcar e mel e esfregue na planta e no peito dos pés em movimentos circulares, por um ou dois minutos. Em seguida, passe um creme hidratante e envolva os pés em uma toalha quente ou em papel filme de cozinha, para estimular a penetração do produto na pele. Esta aplicação deve durar uns 20 minutos.

Sugestões para criar o seu:

1. Óleos essenciais. Os óleos aromáticos são ótimos não só por conta da hidratação, mas também do aroma. Prefira aqueles que estimulem o que esteja precisando mais. Por exemplo, o ylang ylang ou canela para energizar. Para acalmar, as sugestões são lavanda ou camomila.

2. Saquinhos de Chá. Uma ótima dica para quem não tem à disposição muitos ingredientes é buscar no armário da cozinha os saquinhos de chá para colocar na água do escalda-pé. Funciona! E ainda tem o aroma natural das ervas.

3. Bolinhas de gude. Vale investir neste complemento para fazer seu escalda-pés. O estímulo será diverso: a massagem que propicia no contato com os pés, as cores trazem beleza e descanso também para os olhos e ainda tem o barulhinho que elas fazem pelo atrito. Um ritual de relaxamento completo!

4. Pétalas de flores. Há flores na casa? Antes de dispensá-las depois do ciclo do desabrochar das pétalas, use-as no seu escalda-pés. Contribuem para a beleza e também enriquecem a água com as cores e aromas da planta.

5. Escalda-pés prontos. Quer optar por uma solução pronta? Há muitas delas no mercado hoje em dia, como os Sachets Escalda-pés Granado (com cinco sachês de 15 gramas cada)  e o Escalda-pés Aroma em Cores (saquinhos com 500 gramas de ervas aromáticas diversas).

{lang: 'pt-BR'}

Deixar uma resposta

-->